Dando pitacos!

Porque todo mundo tem algo a dizer sobre tudo. Só não somos convidados sempre...
E a estrela Intrometida existe mesmo!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Greves, greves, greves...

Acabei de postar no meu twitter pessoal, mas acho que vale a pena dividir com vocês aqui no Pitacos. 

Tudo começou quando eu vi, mais uma vez, alguém na minha timeline do Facebook compartilhando, quase que sem parar, uma imagem.

Aqui estão meus tuítes:

Tem uma foto sobre a greve dos bancários circulando no FB. Foi tirada de uma porta de uma agência, onde há o aviso de greve da categoria...

... ao lado, um papel colado com o seguinte recado: "Greve de que? Ganha mais q eu, trabalha das 9h às 16h, não trabalha sáb nem dom, ...
 
... não se suja, não sua, não cansa, só anda arrumado/a. Qual é?" Bom, críticas a seguir:
 
1º "Ganhar mais q eu" qualquer um ganha (sou profª, lembram?), mas temos q lembrar q parte dos vencimentos são benefícios, q ñ serão...
 
levados pra aposentadoria. Esse é o jogo. O cara ganha uma grana enquanto tá ativo, qndo fica velho, recebe só a metade pq o resto é bonus.
 
Isso é exatamente o q o Gov do Estado RJ tá fazendo com os prof, fazendo com q mtos pensem como o colega q escreveu o bilhete.
 
2º "Trabalha das 9h às 16h..." Não, colega. Esse é só o horário do expediente bancário. É o msm q dizer q profº só pode ganhar por...
 
tempo em sala de aula. Isso não existe. Sempre tem algum serviço pra fazer fora, mtas vezes o patrão dá uma de joão-sem-braço pra...
 
não pagar aquelas folhas a mais q vc tem q assinar, ou preencher algumas planilhas.
 
3º "não trab sáb nem dom"... Eu tb não [oficialmente], nem mtas pessoas. Ninguém diz isso da galera q trabalha no centro da cidade, por ex.
 
4º "ñ se suja, ñ sua, ñ cansa" como se trabalhar em lugar fechado c ar condicionado ligado o dia td, o tempo td sentado/a fosse bom p saúde.
 
Como se ñ hovesse tendinite por digitar quase o tempo td, dores no pescoço por atender telefone, etc...
 
5º "só anda arrumado/a". De boa, vc confiaria seu dinheiro a uma pessoa q veste qualquer coisa? Vc pode dizer q sim, mas no fundo...
 
As pessoas criticam as greves alheias como se nenhum profissional tivesse conta pra pagar, td mundo solteiro e sem filhos...
 
Só pq a maioria se habituou a não reclamar, ñ significa q ganhou o direito de calar a voz de quem não aceita ser explorado.
 
Outra coisa: greve é pra chamar atenção mesmo, se não houver mudança na rotina oficial, a voz não é ouvida.

-----------------------------------------------------------

O povo tem que parar de lutar contra o povo... =/



sábado, 8 de outubro de 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

"Filhos do paraíso"

Nunca fui muito com a cara de filmes "pra chorar": aqueles onde acontece tanta desgraça, mas tanta desgraça, que você só tem duas alternativas, a saber: ou chora junto ou começa a rir. (No meu caso, eu começo a rir). "Filhos do paraíso" ("Bacheha-Ye aseman", 1997) é um filme assim. Mas é um filme que vale a pena.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Emmy Awards - Modinhas...

Ok, pessoas. Eu aaaaaamo assistir séries. Acho o formato muito mais inteligente do que novela, apesar de, na época de Lost, ter ficado com uma opinião diferente (por mim, teria todo os dias!). Mas acho que é melhor pra se contar uma história; não precisa de 10000 de reviravoltas quase todos os dias - mas também pode se tornar um terreno perigoso pra exibir um monte de nada. Enfim... Ontem foi dia de Emmy Awards (americano e esse negócio de competição a qualquer custo...) e, como não poderia deixar de ser, o mais legal dessas transmissões são... as roupas!!! Esqueça a premiação, é tudo previsível e sempre tem injustiça; vamos ver as celebs vestindo coisas que você não usaria nem por decreto (e dizendo que é "obra de arte"... mas isso é papo pra outro post), caprichando no carão, sem medo do ridículo!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"O perigo de uma única história"

Ontem, em uma aula de Didática, minha professora exibiu as duas partes de uma breve fala da escritora nigeriana Chimamanda Adichie. A palestra chama-se "O perigo de uma única história": a renomada romancista nos convida a debater, a partir de fatos de sua vida, sobre o problema de termos sempre uma mesma fonte de conhecimento, um mesmo ponto de vista da história, o que acaba gerando estereótipos e preconceitos, nos impedindo de saber como as coisas realmente são. 



terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Calma. Você tem que ficar calma e confiar em mim."

Ok, Zero. Estou confiando. E posso dizer que "O Homem do Futuro" é uma bem sucedida tentativa de fazer ficção científica no Brasil. O filme não decepciona. Ok, não temos [de verdade] tecnologia de ponta; aqui as pesquisas científicas mais audaciosas não ganham um centavo da CAPES, CNPQ, e cia, mas temos imaginação. Esse é o nosso diferencial. E se não dá pra fazer um filme muito próximo da realidade, com teorias sérias e tudo o mais, então vamos pegar pesado na fantasia (em todos os sentidos), usar música chiclete como carro chefe da trilha sonora, e ter como líder nessa jornada o ator mais rentável do cinema brasileiro nos últimos anos (Capitão Nascimento que o diga...).

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Filmes (de fácil assimilação) que gosto muito!

Eu tenho o péssimo hábito de rever filmes sempre que posso, pra passar o tempo. De preferência, filmes de fácil assimilação (afinal de contas, são para "passar o tempo", ora!). Eis alguns exemplos que eu gosto muito de assistir, nos meus raros momentos de "nada".

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Entenda a greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro

Algumas postagens aqui foram sobre a greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro, que foi suspensa na última sexta feira, dia 12 de agosto. Ainda estou digerindo os últimos acontecimentos que culminaram na suspensão da greve (fui militante ativa deste movimento e votei pela continuidade da greve)... Um professor amigo meu (trabalhamos no mesmo colégio) me telefonou e me repassou este ótimo texto explicativo, publicado primeiramente no blog Diário do Professor. Se você quer entender o que está acontecendo com os professores do quadro da SeeducRJ, é indispensável esta leitura.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Piada velha

Ei Totó, tá gostando do bolo de aniversário? 

Re: Nossa, adorei ¬¬






 Acho esse cachorrinho o maior barato... kkkkkk

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sem educação

Neste último domingo (dia 31), fui assistir aos shows do 9º Bourbon Street Fest, edição que aconteceu no Arpoador, Rio. Por conta da [minha] confusão de horários, acabei chegando no meio do show do trombonista Delfeayo Marsalis (o 3º da noite). Só me restou aproveitar o som antes de ouvir as divas do New Orleans Ladies of Soul. Quer dizer, tentar aproveitar o som...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Depoimento do ator Osmar Prado sobre a greve dos professores do RJ

É sempre bom ver que tem gente que valoriza a educação pública. 

Os professores da rede estadudal do Rio de Janeiro estão há 40 dias em greve, e há 12 dias acampados em frente à SEEDUC-RJ, na Rua da Ajuda. Lutam por melhores salários (reajuste emergencial de 26%, incorporação imediata do Nova Escola - que está sendo incorporado em parcelas ANUAIS), plano de carreira para os funcionários, melhores condições de trabalho...

Osmar Prado deu seu depoimento voluntariamente, assim como muitos da classe artística (odeio essa expressão, mas é a única que vem à cabeça nesse momento...) que, via redes sociais, mostram que estão incomodados com a situação das profissionais da educação do Rio de Janeiro. Eu, professora da rede estadual de ensino, e filha de professores (da rede estadual e federal - é, eu tô lascada...), faço parte desse movimento e também estou puta da vida revoltada com o descaso do governo.



Compartilhem! 
Hashtag (Twitter): #Soseducação
Conheça o blog do acampamento: lá você encontrará maiores informações sobre o movimento, e tire suas conclusões!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Assalto ao Banco Central"

Sim, quando o assalto ao B.C. aconteceu, em 2005, eu achei super incrível e torci pra que virasse um filme. Só que tem um problema: quando pensamos em um filme assim, vem o padrão Hollywood na cabeça, não é? Então. O filme dirigido por Marcos Paulo (galã-ator-diretordaGlobo) peca, na minha humilde opinião, exatamente na falta de ação, tão usada em blockbusters gringos. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pitaco sem graça

Vi "Cilada.com" e "Muita calma nessa hora" na mesma semana. Apesar do segundo filme ser o mais antigo, lembro que na época do lançamento fui com uma amiga minha tentar assistir e não conseguimos ingresso em mais de 3 cinemas. Rolou a oportunidade assistir em BluRay (falando nisso, esse é um ótimo tema pra um próximo post), então, aluguei. O motivo de juntar os dois filmes no mesmo post? É simples: os dois filmes não são tão diferentes.

Genteeeeeeem! Tô voltandoooooo!

Pode deixar que vou postar algo novo já, já. E vou mudar o visual do blog tb. :)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lanternas Vermelhas: vale a pena ver de novo!

China, 1920. Songlian, que vive com a madrastra, se encontra em um beco sem saída: tá sem dinheiro e precisa viver. Então aceita a proposta de se casar com um homem que nunca viu. É claro que sua função é a de ser concumbina - o "bonitão" tem mais 3 esposas. Antes disso, fora uma universitária.

Esse é o início de uma bela obra de arte chamada "Lanternas Vermelhas" (1991 - direção de Zhang Yimou) que projetou Gong Li para o mundo (Lembram de "Memórias de uma gueixa"? ela estava lá. Mas, por favor, esqueçam "Miami Vice"...). É um filme velho, eu sei, mas toda coisa bela merece ser vista novamente, em algum momento da vida. Acho que foi a 4ª vez que vi e mesmo assim fiquei hipnotizada. O mais legal ainda é ver com alguém que nunca viu e perceber que sempre haverá pano na manga pra debater. O filme é tão importante, mas tão importante, que virou até um balé.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Amor e outras drogas (ou viva a Pfizer?)

Já aviso logo: vi ontem, tá fresquinho na minha cabeça, então pode ter spoilers.

O calor aqui no Rio tá forte. Então, nada melhor para um começo de noite do que arrastar o namorado pra ver o grande lançamento hollywoodiano: "Amor e outras drogas". Isso significa: alugar um ar condicionado. :)
Ok, cinema lotado, luzes apagadas e... quem se impressionou com as matérias que só falavam das cenas de nudez de Anne Hathaway e Jake Gyllenhaal e foi ao cinema só por isso, ficou feliz. Mas nem são tantas cenas assim. O filme que é um romance-dramático-cômico (??) serve pra passar o tempo e é cheio das gracinhas sexuais mas também quer ser levado a sério.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dica teatro: "As três velhas", de Jodorowsky

Chegou fresquinha de São Paulo a primeira montagem do texto de Jodorowsky "As três velhas". É dirigida por Maria Alice Vergueiro e ela atua na peça, juntamente com Fabio Furtado e Luciano Chirolli. Num espetáculo de aproximadamente 1h, o trio de idosas - duas marquesas (mais do que) decadentes e a empregada - dividem uma enorme propriedade, a velhice e segredos familiares que serão revelados em uma noite.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eu vi por falta de coisa melhor: "Além da Vida"

Feliz ano novo, meus caros! Depois do (caótico) reveillón, das promessas mentais que vão de ralo logo nos primeiros dias de janeiro, e etc, etc, etc, eis que só fui ao cinema noutro dia. Primeiro quero deixar claro que o filme escolhido não foi lá beeeeem escolhido. Eu tava lá no shopping, rolou a proposta do cinema, e depois de ver DOIS complexos de cinema e chegar na conclusão de que havia praticamente a mesma lista de filme em ambos (o que me deixou irritadíssima), escolhi o que mais parecia agradavel. Enfim, não era o filme super esperado, mas eu vi por falta de coisa melhor. E pra curtir o ar-condicionado também. xD

Então, já sabe que tem eventuais spoilers. Leia por sua conta e risco.