Dando pitacos!

Porque todo mundo tem algo a dizer sobre tudo. Só não somos convidados sempre...
E a estrela Intrometida existe mesmo!

sábado, 22 de março de 2014

Walter Benjamin tem razão

De vez em quando eu sou obrigada a participar de uns fóruns de internet (não vou falar qual é, mas a palavra "obrigada" é no sentido de "forçada" mesmo). Se eu não participo, não ganho dinheiro. Um dia não vou precisar mais disso, mas vivo em tempo de vacas magras, não vou recusar dinheiro. Aí vem a "melô da prostituta": "Debora, você se prostituiría se precisasse de dinheiro?" A resposta: "Ok, eu já vendo minha força de trabalho, minha juventude e energia diariamente, então não acho que a atividade de alguém que disponibiliza seu corpo pra satisfazer outras pessoas seja muito diferente disso, então... sim." (isso é papo pra outro post)

Enfim, tive que pesquisar umas coisas pra fazer essa atividade e dei de cara com a reprodução, em 360º, da famosa Capela Sistina, no Vaticano. Eu nunca estive na Itália, dizem que o Vaticano é realmente muito bonito, mas depois que vi isso... hum... talvez eu mude de roteiro.
 
Acontece também que eu pensei muito em Walter Benjamin. Sempre ele, me perseguindo, me fazendo pensar sem parar na questão da reprodução técnica. Imagino que ele ficaria muito contente ao sabe que o Metropolitan Museum of Art compartilha mais de 300 livros pra download. Ok, estão em inglês, mas cê tem noção do que isso significa? Sabe quanto custa uma cópia de algum desses livros? Não vou nem falar sobre ir até a Itália, pra ir no Vaticano, enfrentar fila (sim, classe mérdia, na Europa tem fila, qualquer coisa com muito apelo vai ter fila em qualquer lugar do mundo). Enfim, acho que o Benjamin estaria vibrando ("vibrar" é uma palavra muito forte pra ele, mas tudo bem... rs...) com essa situação.
 
Mas fico pensando: vale a pena o virtual? E a experiência estética vai ficar no âmbito fechado por aqueles que detém os meios para realizá-la?
Bom, pelo menos há algumas iniciativas: o CCBB RJ vai fazer, em maio, uma mega exposição com algumas obras de Salvador Dalí, com direito a uma instalação. Se Maomé não vai até a montanha...

Aproveito e deixo aqui uns links. Divirta-se:

Open Library: https://openlibrary.org/subjects/accessible_book

Biblioteca da USP: http://www.bbm.usp.br/
 
 
 
... ai, gente, Tio Google que tudo vê tá aí! Dá uma olhada. ;)
Beijocas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário