Dando pitacos!

Porque todo mundo tem algo a dizer sobre tudo. Só não somos convidados sempre...
E a estrela Intrometida existe mesmo!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pitaco? Sugestão imperdível!





Creio que já falei disso aqui em algum post, mas não custa nada reforçar: a cada dia que passa me afasto cada vez mais do cinema norte-americano, modelo “blockbuster”. E o filme do dia foi mais uma prova disso.

Pro feriadão, uma seleção que promete tirar o fôlego: o repeteco de “O Vampiro de Dusseldorf” (Fritz Lang), e os inéditos “A Besta Humana” (Jean Renoir), “Monsieur Klein” (Joseph Losey) e “Os inocentes” (Jack Clayton). Decidimos começar com o britânico The Innocents (1961), mas por culpa da hora avançada e do cansaço, deixamos pra ver durante o dia.

Eu já tinha uma noção de que o filme seria impressionante – ele inspirou o norte-americano “Os outros”, e, sinceramente, ele me dá arrepios até hoje... – e veio de uma indicação muito segura. É baseado em no conto “A volta do parafuso”, de Henry James, que eu desconheço (ainda...). Resumindo: vi o filme praticamente “no escuro” (durante o dia, mas sem informações, entende?), o que ajudou ainda mais no clima.

Não seria muito legal informar mais detalhes sobre a trama – a indicação do The Others já foi suficiente. Porém, preciso contar que o filme é pra quem tem sangue quente. Pode esquecendo as idéias de filme de terror atuais, que tem um sadismo pobre e gratuito. (Aliais, filmes de terror psicológico sempre tiveram em mim um efeito mais eficaz. Acredito que “A Besta Humana” – que não é terror, mas é naturalista, portanto, trabalha com emoções fortes, embora explore bastante o visual – também vá provocar em mim algo semelhante.) As criancinhas (Martin Stephens e Pamela Franklin) são maravilhosas, e olha que eu abomino crianças trabalhando em grandes mídias! Não sei que fim elas levaram, mas ficaria muito triste em saber coisas do tipo “... e foram exploradas por seus pais até se o vício no álcool matá-las...”, então é melhor deixar quieto. Ainda sobre a atuação delas: é muito difícil fazer com que crianças se comportem da maneira que fazem no filme, então, elas foram super bem dirigidas! É impressionante. Deborah Kerr, super competente, foi uma ótima escada para elas...

E o roteiro, bem... De tirar o fôlego. Estou sem palavras até agora. Incrível.

Fica a sugestão, e espero poder comentar – sem medo de revelar spoilres – com pessoas que viram essa obra prima.

Ah, uma última sugestão: só assista esse filme à noite e só se você se garantir muito. É sério. Isto não é Hollywood, baby...

Assim que eu assistir “A Besta Humana”, vou tentar correr pra falar algo sobre. Também tenho boas referências desse filme...


Atualizando (06 jun):


1) Comecei a ler "A Volta do Parafuso".

2) Observe, no início do post, o cartaz do The Innocents. Agora, dê uma olhada no cartaz do filme The Others:



The Others é de 2001. Sei que o DVD de The Innocents é relativamente recente... Mas são gêmeos, não são? Hummm... Deborah Kerr... Nicole Kidman... até que não são tão diferentes...


2 comentários:

  1. Ótima dica! Quero ver esse filme o mais breve possível... (The innocents, claro! rs)

    ResponderExcluir
  2. É o revive dos blogs. Até o meu de quatro anos atrás foi ressucitado.

    Beijos! =*

    ResponderExcluir