Dando pitacos!

Porque todo mundo tem algo a dizer sobre tudo. Só não somos convidados sempre...
E a estrela Intrometida existe mesmo!

terça-feira, 29 de junho de 2010

E mais cinema: nada de Pitaco americano!

Normalmente só me cobro em relação ao Pitacos uma vez por semana. Só que agorinha eu vi algo que chamou muito a minha atenção e que merece um pitaco especial: acabei de descobrir que vai estrear no Brasil agora em agosto o remake norte-americano pro clássico da comédia francesa Le Dîner des Cons, ou na tradução pro Brasil, "O Jantar dos Malas". O americano chama-se Dinner for Schmucks (aqui será "Um Jantar para Idiotas"), e é uma produção de peso com Steve Carell e Paul Rudd (ambos de "O Virgem dos 40 anos").

Descobri as maravilhas da comédia francesa há pouco tempo. Na verdade, ano passado. Comecei com o próprio Le Dîner... e me apaixonei por todos os François Pignon que surgiram nos filmes do diretor Francis Veber. Vale a pena conferir. Aí vocês realmente vão entender do que eu tô falando: o humor francês passa longe do humor americano. É só dar uma olhada no tipo de filme que a dupla Carell-Rudd trabalhou - eu só conheço "O Virgem...", e por mais que eu tenha achado engraçadíssimo (vi também por causa do Seth Rogen, confesso...), o humor francês é menos de bobeiras, mulheres gostosas e caretas; isto é, ele é recheado de piadas que exigem mais do intelecto do que do visual.

François Pignon, neste e em todos os filmes em que aparece, é um imbecil. Um perdedor. O cara que não entra na foto. Aquele que todo mundo pisa. Não é um palhaço, não faz careta, não leva torta na cara. Não é bonito, nem feio. Mas, acima de tudo, um é cara de bom coração. Você já esbarrou nele, e nem notou. Ele já trabalhou em fábrica de preservativos (em Le Placard), foi manobrista que "namorou" uma super modelo (em La Doublure), o cara que trabalha com imposto (no próprio Le dîner...). Ele tem lá seus defeitos, é meio lerdinho, mas é um amor de pessoa. Sempre. Agora, imagine um François - que na versão nova não deve ter esse nome - com a cara do Steve Carell.

Agora, olhem pra este pôster.

Eu NÃO quero ver esse filme. Nunca.

4 comentários:

  1. Oi Débora! Obrigada pelo elogio! Meu blog é meio cheio de coisinhas mas é bem divertido (as vezes)! Menina, eu sou louca pra testar o humor francês mas ainda não vi nada! :)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Então veja "Le dîner des cons". Os filmes com François Pignon são hiláaaaaaaaaaarios! (o diretor tem vários filmes onde o personagem principal tem esse nome)
    Entre os atores, gosto muito do Daniel Auteil e Gad Elmaleh (ambos já foram François). O último tem um hilário e romântico chamado "Chouchou" ("Xuxu"), em que ele é um travesti clandestino na França.

    Au revoir!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Me chama pra ver filme na sua casa!

    ResponderExcluir
  4. Vai ser sim um excelente filme!

    Assim como seu blog é um excelente blog!

    Um bjo e sucesso!

    ResponderExcluir