Dando pitacos!

Porque todo mundo tem algo a dizer sobre tudo. Só não somos convidados sempre...
E a estrela Intrometida existe mesmo!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pitaco na candidatura de celebs

Em primeiro lugar, peço desculpas pela sumida. É que às vezes as obrigações do "mundo real" nos puxam pelo pé e impedem nossa felicidade... Só porque eu estou escrevendo aqui hoje, não significa que eu terminei tudo. Mas acredito que um dia irei conseguir! Até porque existem os prazos, certo? hahahahaha!

Ok, vamos dar pitaco no que nos interessa, porque somos pessoas sérias, certo? E hoje a titia vai falar sobre eleições. Mas não quero comentar sobre quem é o mais sinistro na retórica, ou qual candidato tem mais chances de vencer, essas coisas... Quero comentar a partir da entrevista concedida à Folha.com pelo candidato Tiririca. Na mesma página, outro link me chamou a atenção: o apoio do Senador Eduardo Suplicy para a Mulher Pêra. Irei citar as duas matérias nesse pitaco.

Mas vamos pelo começo.

Quem leva "essa coisa de política a sério" tá irritadíssimo com a presença de certas figuras disputando cargos importantíssimos, como deputado estadual ou senador (cara, todos os cargos disputados são importantes...!). Quem já é um pouco mais "vivido" sabe que não é de hoje que celebs (ou pseudocelebs, que seja) aproveitam pra mamar nas suculentas tetas do governo. E, convenhamos, a julgar pelo salário recebido em cada cargo, é realmente uma boa. É preciso manter o estilo de vida (ou aumentar, em caso de alguns), ou pagar a pensão... Ou até mesmo aparecer, ficar bem na fita. Nessas horas, os "revoltadinhos de plantão" começam a gritar: "É, isso é Brasil, minha gente!" E eu digo: ha-ha-ha. Nem se lembram que os E.U.A. já tiveram ator de Hollywood presidente, e tem um bombadão governador. E os casos de atrizes de filmes adultos na Europa (tem nos E.U.A. tb)? Isso porque nem comentei o que tá rolando lá no Haiti (isso é piada mesmo!). Enfim, dramaticamente falando, aqui só segue uma tendência mundial... 

A necessidade de uma "boa apresentação" sempre foi importante na política desde que a democracia foi inventada. E, apesar de todo mundo defender a democracia (ninguém quer ditadura nem sonhando), o lado do discurso, da necessidade de uma "propaganda" (com suas devidas aspas), sempre foi o seu ponto fraco. Quem quer ser eleito (ou ter uma proposta escolhida) precisa ter uma boa comunicação, precisa ser reconhecido e lembrado, caso contrário você não consegue o voto da maioria. Você pode ter uma boa proposta ou uma ideia de girico, o que for, mas é preciso ganhar a massa. Daí a razão de termos tanto celebs se candidatando (no caso do Brasil, ok?): o partido consegue um cargo graças ao carisma de meia dúzia de pessoas que não tem vivência política. 

Quero deixar claro o que eu entendo por "vivência política": a partir do momento em que chamamos pra nós a responsabilidade de ação, de mudança ou de manutenção em relação às questões de nosso bairro, município ou cidade, nosso trabalho ou escola; que entendemos que política não é só "aquela que é feita por políticos (profissionais)" e que, principalmente, criticamos (crianças, a palavra "crítica" não é uma palavra má...) e debatemos esses rumos, já é uma ideia de vivência política. Não tô dizendo que precisa entrar em um partido, muito menos abraçar uma árvore se você é contra o desmatamento, por exemplo. Você só faz isso se você quiser, se sentir que é uma causa que precisa do seu braço (literalmente falando), de sua presença física. Mas é preciso ter uma posição. Aos poucos, suas ações vão mudando também. Aproveitando o gancho da ecologia (tá na moda, né?), se você começa a questionar as ações praticadas na sua casa e na sua rua, por exemplo, em relação ao lixo, certamente você começará a tentar propor soluções pra esse problema. E aí do micro, para o macro. Pode parecer pouco, mas é um ótimo começo. O importante é perceber que política não é só voto, nem só partido, muito menos só representantes. Tem muita gente que atua politicamente e não tem partido algum! Às vezes são bem mais entendidos nas questões em que atuam que muita gente filiada por aí! Quantas vezes um "profissional" da política embarcou na ideia de uma pessoa simples, que com uma atitude espontânea mudou muita coisa em seu bairro? E quantas vezes a falta de envolvimento político de uma população levou tudo ao caos?

Agora, depois de tudo isso, me diz qual plataforma de atuação o Tiririca terá? Na entrevista, ele fala muito sobre "...os nordestinos". Ok, certo. E daí? 
 Folha.com: "O que você poderia fazer pelos nordestinos?
Tiririca: Acabar com a discriminação, que é muito grande. Eu sei que o lance da constituição civil, lei trabalhista... A gente tem uma porrada de coisa que... de cabeça assim é complicado pra te falar. Mas tá tudo no papel, e tá beleza. Tenho certeza de que vai dar certo."

... Hã?

A grande questão sobre a candidatura de celebs não é "porque eles são celebs e não podem se candidatar" (não tem como fugir das "vantagens" de ser uma pessoa pública...). São pessoas que não tem vivência política! Não atuam em nada! Esse é o problema! Se atuassem, não diriam isso:

Folha.com: "Até agora você não sabe nada sobre a Câmara?
Tiririca: Não, nada.
Quem são os seus assessores?
Nós estamos com, com, com.... a Daniele.... Daniela. Ela faz parte da assessoria, junto com.... Maionese, né? Carla... É uma equipe grande pra caramba.
Mas quem te assessora na parte legislativa?
É pessoal do Manieri.
Quem é o Manieri?
É... A, a, a.... a Dani é que pode te explicar direitinho. Ela que trabalha com ele. Pode te explicar o que é.
Por que seu slogan é 'pior que tá, não fica?
Eu acho que pior que tá, não vai ficar. Não tem condições. Vamos ver se, com os artistas entrando, vai dar uma mudança. Se Deus quiser, pra melhor."

(Concordo que o jornal colocou dessa forma justamente pra desmoralizar o candidato, o que é maldade. Mas, vamos combinar, nem precisava.)
Agora, a Mulher Pêra:

"Suéllen Rocha, a Mulher Pêra, disse que não se importa com as críticas e está achando 'muito bom' os apoios que conseguiu naquele dia.
Questionada sobre a pouca experiência política, ela minimiza a questão. 'Tenho alguns assessores por trás de mim.'"

Seria muito bom se algum candidato celeb falasse algo que comprovasse sua experiência não na política partidária, mas justamente nessas coisas pequenas, do dia-a-dia, que a gente teima em deixar de lado porque acha que não são ações políticas. Mas isso é pedir muito. E eles também se conformam em ser fantoches de seus partidos, então...

... que venham as eleições, e que vença a melhor produção (porque se o morador dos grandes centros do sudeste que tá achando que é o umbigo do Brasil só porque tem mais investimentos e que pensa que é por isso pode decidir eleição, ele tá é muito enganado...).

Um comentário:

  1. Seus post são tão "redondinhos"... Senti inveja. ^^

    Sobre política institucional? Nada a declarar... estou cansado de falar sobre. ;)

    ResponderExcluir